Onda de calor: Federação orienta cuidados com trabalhadores
Começou nesta quarta-feira (12), no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, uma onda de calor que deve durar até o dia 21 de fevereiro. Segundo a Climatempo, as temperaturas podem bater quase 40 °C. Para a Organização Meteorológica Mundial, se configura onda de calor quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média por cinco dias consecutivos.
E o que os trabalhadores devem fazer? Segundo a Norma Regulamentadora (NR) 21, que trata das condições de trabalho em ambientes externos, ou seja, para as atividades que são realizadas na rua, por exemplo, em veículos, ou que requerem o deslocamento dos trabalhadores, nos ambientes abertos, os empregadores devem providenciar, além de EPIs específicos de cada categoria, a proteção contra a insolação, a umidade, os ventos. Isso deve ser feito por meio de abrigos capazes de proteger os trabalhadores.
Além disso, é recomendado fazer pausas durante o trabalho em locais de sombra e beber bastante água fresca para que a temperatura corporal diminua e os músculos se recuperem.
Orientação
Os trabalhadores que não têm essas condições mínimas devem cobrar as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAS). Caso não haja CIPA na empresa, a denúncia pode ser feita ao próprio sindicato, à Federação, ao Ministério do Trabalho ou ao Ministério Público do Trabalho.

Dicas gerais
- Beba bastante líquido;
- De acordo com suas possibilidades, lave rosto, nuca, braços e mãos; tome uma ducha fria;
- Atividades físicas não são recomendadas;
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- Sempre que possível, evite sair no período entre 10h e 16h. Prefira sair de manhãzinha ou ao entardecer;
- Use filtro solar, sempre. Aplique-o novamente após algumas horas ou quando transpirar muito. Evite ficar exposto ao sol, procure caminhar pela sombra;
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente;
- Prefira uma alimentação leve com frutas, legumes e saladas. Faça refeições leves com intervalos menores entre elas;
- Dentro de casa ou no trabalho, abra janelas e portas, deixando o ar circular. Feche cortinas e persianas para bloquear o sol;
- Não permaneça em veículos estacionados no Sol. Ao entrar em um carro que ficou parado sob o Sol, abra primeiro portas e janelas para o ar circular;
- Preste atenção aos mais suscetíveis ao calor: bebês, crianças, idosos, portadores de doenças crônicas e/ou que tomam medicamentos de uso contínuo.